top of page

Planeje seu estágio

  • Foto do escritor: Júlio Oliveira
    Júlio Oliveira
  • 16 de jan. de 2020
  • 5 min de leitura

      Olá amigos, hoje falarei sobre como realizar um bom estágio de forma que não atrapalhe sua vida. Quando fiz meu primeiro estágio foi uma benção e ótimo para meu aprendizado(agradeço de coração a empresa, RH e a supervisora), mas pela minha situação de vida o tempo em que realizei foi o bastante para me destruir financeiramente e psicológicamente. Então vou dar algumas dicas e falar um pouco do que houve comigo.

ree

       Primeiramente eu estudei muito, dias e noites, finais de semana e me dediquei muito para aprender sobre o curso que escolhi( as vezes nem via a luz do dia, ficava finais de semana trancado dentro do quarto estudando, e digo isso com orgulho, porque vários estudantes só sabem zoar, beber, se drogarem, só pensam em diversão e ficar nas costas de outros que se esforçam), afinal se for estudar algo que seja para aprender de verdade, neh!. Bem, na época eu trabalhava a 7 anos em uma pequena empresa e havia pedido que fizessem um acordo comigo para poder ficar no seguro desemprego e assim realizar meu estágio sem passar aperto, afinal vamos ser realistas que estágio remunerado é muito difícil dependendo da região e curso, e eu pagando aluguel, financiamento de motocicleta, e contas essenciais do dia a dia fui perdendo várias oportunidades de estágio devido as bolsas serem mínimas, até hoje não entendo o por quê os estágiarios devem receber bolsa ao invés de salário se são na maioria muito mais profissionais que outras pessoas( bem, falo por mim rsrs, pois sou muito sério quando se trata de profissonalismo e estudo). Infelizmente não consegui um acordo e ao contrário, a empresa conseguiu me sufocar tanto a ponto de sair de la, como estava em falência não me pagou nenhum centavo, rsrs e eu não recebi nada, nem mesmo o fgts que quando me dei conta nunca havia sido depositado.

       Comecei a trabalhar em outra empresa na esperança que talvez poderiam me deixar estagiar lá em outro horário, porém não aceitaram, afinal eu não sei "puxar-saco" das pessoas e convenhamos que muitos pessoas só crescem na vida ou são valorizadas quando "puxam-saco". Por fim o tempo foi passando e eu fui ficando desesperado, comecei a esquecer o conteudo estudo, então resolvi fazer uma loucura, saí da empresa e me joguei de cara em uma vaga de estágio mesmo sabendo que a bolsa não iria me ajudar em nada, na época metade do valor que recebia ia embora em gasolina. Não tenho nada a reclamar sobre o estágio e a empresa, pois foi muito bom estar lá e consegui (acredito eu) ajudar em muita coisa, mesmo não tendo valor financeiro ou de consideração, e ainda tinha esperança que conseguiria trabalhar por lá.

      Foi uma ótima experiência porém com o tempo comecei a passar muito sufoco, fui vendendo móveis para pagar aluguél, contas e me alimentar, até que não deu mais, minhas contas estavam enormes, e eu focado em colaborar com a empresa não fui dando conta de ouvir negatividades e falta de consideração de outros colaboradores, afinal mal sabiam todos que eu estava no fundo do posso. Comecei a passar tanta necessidade que não tinha como me alimentar direito, então o estágio ja não era o mesmo, eu ficava com fome, com sono e exausto o tempo todo, esperando uma esperança que não vinha, assim, a energia que me rodeava começou a ser muito negativa gerando vários problemas, pra completar estragou a moto, notebook, celular etc, de modo que eu mesmo ficava assustado e triste, me sentindo inferior. Devido ao fato de estudar muito e dedicar demais e não receber nem metade do que outros colaboradores que não tem estudo recebiam e ainda reclamavam, me sentia um nada, um lixo e arrempendido de estudar, e logo depois de acidentar de moto no caminho para a empresa eu não consegui voltar. Por consequência, ou erro meu por acreditar que seria algo bom pra mim, no fim fiquei desmotivado e em quadro depressivo, tomando remedios e de cama por meses preso dentro de casa, nesse meio tempo peguei meu ultimo limite de credito e viajei para outro estado numa tentativa desesperada de tentar melhorar pelo menos meu psicológico que ficou desmotivado com a vida profissional, mas não adiantou.

       Infelizmente assumo pra vocês leitores que não tive resiliência, mas falando na real, como ter resiliência, estando fraco, com anemia, cheio de dividas, despejado, sem apoio, incentivo, afundando cada vez mais nos pensamentos obscuros de fracassado, e só ouvindo negatividade de pessoas que são bem sucedidas quando sua vida está um caos?!!, confirmava então o que os amigos e parentes falavam, que estudar é pra quem tem condição, pra quem já tem um pézinho, e nós pobres temos que escolher entre trabalho e estudo. Pra completar estava em um relacionamento que não me dava nenhum apoio, ao contrário me sugava e me destruia lentamente pela falta de consideração e reciprocidade. Sim, isso tudo foi um teste em minha vida. Por fim, só consegui entregar o relatório e concluir formação 1 ano depois do estágio e quase 2 anos depois de terminar o curso.

         Por que estou falando isso? para explicar pra vocês como foi minha situação e como vocês devem planejar antes de estágiar, claro, caso você seja alguém como eu, sem família, sem casa e ninguém para apoiar.

Então agora que ja leu, vamos para as dicas :


1- Planejamento financeiro- Se você precisa pagar aluguel, tem família pra criar, contas etc, e não tem condição de realizar o estágio na empresa onde trabalha, deve planejar a sua situação financeira, ir juntando dinheiro para arcar com suas despesas no período de estágio, afinal se não puder realizar estágio no período de férias deverá abrir mão da empresa onde trabalha. Por isso muitas pessoas estudam mas não se formam por não fazerem estágio, afinal você tem que abrir mão de muita coisa e se arriscar.

2- Agenda- Todo conteúdo importante, estudado durante seu curso deve ser anotado para que você possa aplicar no estágio, fazer o diferencial e não se perder em suas obrigações, assim terá o que fazer e colocar em prática.

3- Coloque em prática- Não faça um estágio só por fazer, coloque em prática, afinal você está exercendo sua futura profissão.

4- Seja sincero- Nunca diga algo ou faça algo que não tenha certeza, fale a verdade (que não sabe, mas irá procurar saber), afinal você é um iniciante na profissão e dizer o que não sabe sobre sua profissão não é nada profissional e ético.

5- Educação- Não somente no estágio, mas na vida toda, seja alguém educado e respeitoso, aprenda a separar as coisas, seja profissional, cordial, agradável e gentil com todos.

6- Resiliência- Se planejar tudo direito poderá passar pelas dificuldades com resiliência e conseguir concluir tudo com êxito e sem problemas pessoais e de saúde.

7- Autoconfiança- Confie nas suas tarefas, nos seus objetivos e na sua capacidade, afinal você estudou pra isso.

8- Autoestima- Não ouça as negatividades das outras pessoas, sejam colaboradores, familiares, amigos etc. Saiba que você está em busca de algo melhor pra sua vida, e altos e baixos sempre haverão mas cabe a você se superar e ter força para seguir adiante sem ouvir as outras pessoas.

9- Relatórios- Anote tudo que você fez no estágio todos os dias, ficará mais facil para você colocar no seu relatório ou tcc, e também é bom entregar os resultados de suas tarefas para seus chefes, assim eles perceberão o que você fez na empresa, sua capacidade, motivação, inteligência e autonomia.

10- Seja discreto- Não seja aquele profissional fofoqueiro, linguarudo, intrometido e arrogante. Saiba a hora certa de falar e ouvir, e seja grato pela oportunidade.


Então essas são 10 dicas simples mas que podem fazer a diferença na vida de vocês quando forem estagiar, no meu segundo estágio planejei, não como eu queria, mas pelo menos não foi tão sufocado como o primeiro. Espero que possa ter lhes ajudado com essas dicas e nunca desistam sejam sempre firmes e continuem batalhando. Abçs...



Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por PÁGINAS LISTRADAS . Orgulhosamente criado por JÚLIO OLIVEIRA

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page