Principais habilidades de um líder
- Júlio Oliveira
- 1 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2019
Listarei aqui sobre as habilidades de como ser um bom líder, não se trata apenas de chefiar mas sim saber motivar sua equipe e fazerem elevar seu potencial de forma significativa para a organização.

Tudo pode depender do ambiente, das pessoas que estão envolvidas e do objetivo da liderança, mas podemos destacar algumas características mais gerais de habilidades de liderança que podem ser usadas em qualquer organização.
.Comunicação: Comunicação não é apenas você falar e delegar, envolve também saber ouvir. Para ser um bom líder é preciso saber se comunicar, ou seja, falar, ouvir, interagir e compartilhar.
.Autoconfiança: Um líder precisa tomar decisões, faz parte das atribuições do cargo, por isso, é muito importante que você seja confiante ou desenvolva a sua autoconfiança para despertar nos demais a certeza de que estão indo juntos pelo possível melhor caminho.
.Confiança no outro: Ter confiança na capacidade e habilidade do outro também é sinônimo de uma boa comunicação e influência sobre a individualidade e desenvolvimento de cada membro de uma equipe.
.Comprometimento: Qualquer chefe sabe delegar tarefas, a diferença é que um líder precisa ter comprometimento e envolvimento com o que está delegando, ou seja, precisa também participar da construção do objetivo.
.Inspiração: Ser a inspiração do outro, além de fazer muito bem para nós mesmos, também ajuda a construir uma história positiva para o outro. Ao gerar inspiração você irá despertar organicamente a vontade de realizar algo, em todos.
.Habilidades técnicas: Ser um líder exige também características técnicas sobre a sua atividade, ou seja, é necessário que você esteja sempre se atualizando, aperfeiçoando e trazendo novidades da sua própria área ou setor, para que tenha sempre algo a repassar e ensinar.
.Empatia: Na vida profissional ou pessoal, quem compartilha empatia tem, sem dúvidas, muito mais sucesso em seus relacionamentos interpessoais. E ter empatia é saber ouvir e se colocar no lugar do outro. É sentir o seu problema e a sua dor e não se ausentar, mas sim, colaborar.
Além disso, estudos indicam que líderes empáticos são considerados os melhores gestores.
.Feedback: O tão temido feedback pode passar a ser uma ferramenta desejada pelos seus colegas, já que você sempre pode ter uma palavra importante e interessante para dar, que irá ajudá-lo a se desenvolver.
O feedback, quando visto como conselhos de pontos a desenvolver e também um espaço para comemorar as pequenas vitórias, é bem mais proveitoso do que aquele “sádico” muro de apontar culpados e os seus erros.
.Consistência: Verdadeiros líderes conseguem ter equilíbrio emocional também nas questões profissionais. Líderes imprevisíveis e inconstantes causam estresse e desmotivação dentro da equipe.
Coerência: Para você ser bem-sucedido em todos os campos da sua vida, é preciso ser coerente com as suas palavras e as suas atitudes.
Segue alguns livros para lhe ajudar a desenvolver suas habilidades de liderança:

Espero que tenha ajudado e que você possa ser um grande líder.
Abraços !
Comments