top of page

10 erros cometidos pelos chefes

  • Foto do escritor: Júlio Oliveira
    Júlio Oliveira
  • 4 de out. de 2019
  • 6 min de leitura

Atualizado: 2 de dez. de 2019

         O empreendedorismo está crescendo cada vez mais devido ao fato de muitos trabalhadores estarem cansados de lidar com chefes e patrões que acabam perdendo completamente a noção de respeito e ética profissional com seus colaboradores(isso mesmo, existem chefes que obrigam seus colaboradores a chamá-los de mestre), assim eles recebem seu acerto trabalhista e acabam investindo em seu próprio negócio, porém sem a falta de conhecimento estratégico, técnicas administrativas e capacidade profissional de liderança, persuasão, ética e psicológica, acabam cometendo os mesmos ou até piores erros que seus ex-patrões. Neste post irei citar algumas teorias de acordo com a gestão de pessoas e vivência, que expõe vários erros cometidos pelos chefes, maximizando o seu ego e minimizando os colaboradores.

ree

          Ser chefe não é o mesmo que ser líder, ambos se baseia em profissionais que conquistaram seu cargo devido a valores, ética, estudo, profissionalismo, confiança ou tempo de casa dentro da empresa. A diferença é que enquanto o chefe observa, critica, impõe ordem, por várias vezes autoritário e rústico, sem por a "mão na massa", o líder faz questão de seguir seus colaboradores, motivando-os, observando e criticando de forma a melhorar o desempenho de seu trabalhador, de forma mais compassiva e unida. Vamos então ver algumas situações que precisam ser melhoradas nos profissionais com cargos superiores.


1-Falta de comunicação eficiente- A primeira e mais importante desta lista. A comunicação é a maior causa dos erros de uma empresa, não somente a comunicação no dia a dia, mas também a comunicação formal em como chamar atenção, como interagir com o colaborador, como orientar e questionar sobre as situações, sem contar com as brincadeiras ofensivas ou falação inapropriada. Essa é uma situação importantíssima pois vários erros e problemas encontrados numa empresa seriam melhores resolvidos somente com uma boa e eficaz comunicação.


2-Nao assumir o erro- Muitos chefes/lideres quando cometem algum erro não o assumem, inventam milhões de desculpas e por fim joga a culpa nos seus subordinados, em alguns casos que ja presenciei fazem questão de humilhar ou punir um trabalhador por simples satisfação e prazer devido a falta de empatia pelo mesmo. E claro, quando o chefe é apenas mais um subordinado de algum empreendedor, o dono ou diretor nunca fica sabendo devido a puxação de saco. Essa situação não só desmotiva o colaborador como o faz desistir da empresa e procurar outro ramo, ou negócio, e essa empresa por muitas vezes acaba perdendo colaboradores bons e capacitados, e mesmo que os trabalhadores são substituíveis, as empresas(ou empregos) também são substituíveis, é uma questão de visão e perspectiva de cada ser.


3-Puxar saco- Existem trabalhadores em todos os níveis hierárquicos que "puxam tanto saco" de seus superiores, que até mudam de time de futebol, estilos de roupas, de comunicação, de interesses ou valores, somente para ficar parecidos com seus chefes e serem vistos com bons olhos e conquistarem a confiança, afinal psicologicamente falando tendemos a gostar e admirar muito mais as pessoas que são parecidas conosco. Não necessariamente essa é uma situação errada, porém o erro está no superior, quando sente tanta empatia pelo seu profissional que não percebe que muitas vezes ele não é competente ou profissional o bastante para a empresa, ao qual ele acaba se tornando um péssimo chefe, se comportando de forma negativa e prejudicial tanto para os trabalhadores quanto a empresa. Por saber que conquistou os seus superiores, se tornando um tipo de braço direito, aquele braço que quebra a empresa e ninguém percebe, esse puxa-saco usa essa situação para humilhar, manipular e desmotivar outros trabalhadores. E vamos dizer que você nunca viu isso na empresa onde trabalha? aquele queridinho e o mais a toa, mais incompetente e que é bem valorizado pela sua empatia forçada e nada profissional. Está aí a técnica que nunca aprendi, puxar saco.


4-Nao saber separar as situações- Um grande erro muito cometido também é não saber dividir as situações por intimidade e/ou afeições. Só porque o trabalhador é alguém que gosta, algum parente, amigo ou similares, o chefe ou empreendedor acaba não chamando a devida atenção ou punindo de forma adequada, deixando passar de boa o "esse" trabalhador amigo, isso gera situações que afligem outros trabalhadores, os fazendo sentir-se incompetentes ou desnecessários para a empresa, já que não são importantes para a mesma (mesmo sendo competentes demais) e os direitos nada iguais. Eu particularmente chamaria a atenção e se fosse necessário demitiria desde o melhor amigo até algum familiar ou parente, afinal deve-se olhar os potenciais e os benefícios e não a afinidade, parentesco ou empatia, afinal quando o colaborador não quer melhorar ou colaborar com a empresa, não há necessidade de mantê-lo.


5- Não cumprir com a palavra- Um grande erro é um chefe/líder fazer promessas e idealizar situações ou certos pareceres com seus colaboradores ou subordinados e não cumprir com sua palavra, muitas vezes dão desculpas esfarrapadas ou dizem que existem situações acima deles que lhes impossibilita de realizar tal situação, colocando o erro sempre em outrem. Cabe ressaltar que o correto é não fazer nenhum tipo de promessa, e quando tiver que realizar algo, faça, pois esse tipo de situação gera desmotivação e minimiza as expectativas do trabalhador com a empresa.


6- Ocultar situações- Muitos chefes ocultam situações existentes na empresa, seja questões ambientais, físicas, segurança, saúde, comportamental, administrativas, ética, etc.. Essas e outras mais situações são passadas "despercebidas" e ocultadas por vários motivos particulares e um deles é a falta de capacidade de se comunicar de forma adequado, por medo da reação de seu superior(dono/diretor) lhe demitir e perder seu maravilhoso cargo superior, preferindo assim ficar por cima, vendo situações que podem ser melhoradas na empresa, porém é mais fácil fechar os olhos.


7- Não ser o exemplo- O chefe/líder é o exemplo para seus subordinados, então demonstrar sempre situações positivas, educação, pontualidade, comprometimento, caráter, profissionalismo, ética, etc.. Irá ser a imagem da empresa para seus trabalhadores e clientes, assim quando o chefe tiver que impor uma situação, erro, desavença ou defeito, terá a admiração do outro por demonstrar uma imagem profissional e competente. Claro que nas décadas passadas isso era passado despercebido, com a classe de trabalhadores necessitados em se manter em um trabalho a vida toda, porém hoje a juventude mudou devido a variados fatores estruturais condizentes com a realidade e a nova era da informação.


8- Ética e moral- Como dito no itém anterior, se o chefe/empreendedor/líder/profissional é o exemplo, ele deve saber o que deve ser visto, avaliado e compreendido de forma adequada e por fim e mais principal, é saber como transferir isso para os outros ao seu redor. Lendo assim parece que estou dizendo para que ele seja uma maquina,rsrsrs, mas não, o que quero dizer é que ele deve ter uma capacidade psicológica superior aos outros para saber expor suas ideias, pensamentos, resultados, questionamentos com clareza e com palavras adequadas para cada situação e para cada perfil de trabalhador, lembrando que as pessoas em sua maioria não enxergam certas críticas ou assuntos como algo benéfico para sua melhoria. Aí que entra o primeiro tópico dessa lista, a comunicação eficiente, porém com ética e moral, afinal o pior de todos os assuntos são menos catastróficos quando as palavras transmitem harmonia e empatia.


9- Não valorizar o colaborador- Quando digo valorizar não me refiro somente a remuneração, afinal isso com certeza é algo que valoriza o ser humano e lhe trás dignidade, independência, respeito e lhe transforma em um cidadão. Porém uma das coisas que muitos esquecem são as mais simples, o colaborador se sente muito satisfeito e feliz quando tem um bom dia, boa tarde e boa noite, quando sentem que seu serviço faz a diferença para a empresa, quando recebe um elogio sincero, um obrigado, e muitas vezes um bom lanche ou até algum benefício empresarial. Já conheci trabalhadores muito bons que faziam muito para a empresa, porém o que mais lhes entristeciam é que ao invés de receber elogios recebiam somente críticas e mais críticas, nenhum obrigado. Eis aí a questão, estamos na década das doenças psicológicas geradas pelo simples fato de que não importa o quanto você faça, acaba sendo e se sentindo um nada para uma organização, e entre vários outros fatores, ficando doente.


10- Se abrir demais- Por último e não menos importante vem a questão de se abrir demais com os trabalhadores, o chefe/líder/empreendedor nunca deve se abrir demais com seus colaboradores, dizer a situação em que a empresa se encontra, falar problemas empresariais, administrativos etc, discutir situações ou o mais principal e que eu desprezo muito, falar mal de um trabalhador com outro ou perto de outros. Quando o trabalhador tem noção da situação em que a empresa se encontra ele gera certos pensamentos individualista, por exemplo, se a empresa está em decadência, falindo ou com vários problemas, ele irá pensar que será melhor procurar outro serviço que lhe passe mais garantia e estabilidade, se a empresa vai bem e só crescendo ele poderá crescer seus olhos e querer um aumento de salário, ou benefícios, etc.. e se o trabalhador ouve situações fofoqueiras ou criticadas de outro trabalhador, ele logo ira pensar que também falam dele pelas costas. Em ambas as situações os colaboradores vão se comunicar entre si(é o que sempre fazem) e no fim gerar desavenças dentro da organização, podendo ser uma rescisão em massa, uma desmotivação generalizada, ou até casos mais extremos como denuncias, ameaças, lentidão na mão de obra, falta de educação,etc... tudo em prol de seu ego em conseguir algo que tanto deseja em particular.



Entre várias situações existentes, destaquei aqui algumas muito importantes e que espero que possa ajudar a todos que assim desejar. Lembrem-se faça do seu dia o melhor que você pode, e acima de tudo ame-se, valorize-se e seja a diferença no mundo.

Abraços !!!


Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por PÁGINAS LISTRADAS . Orgulhosamente criado por JÚLIO OLIVEIRA

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page