A falta de uma Mãe
- Júlio Oliveira
- 12 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Uma vez ouvi uma colega comentar que se ter uma mãe e perdê-la deve ser pior que nunca ter tido uma. Mas a realidade é que isso depende de cada pessoa, de cada perspectiva e situação a qual viveu.

Perder uma mãe
Uma dor e tristeza imensa é saber que nunca mais irá ver aquela que lhe deu todo amor e carinho e que sempre foi seu refúgio, sua âncora e seu guia na vida. Mesmo que possamos dizer que uma hora irá passar e a tempestade acalmará é algo que acima de tudo deixará um vazio em sua alma. Para que tudo possa ser menos doloroso sempre devemos lembrar os momentos bons vivenciados e tudo que você viveu e aprendeu com seu anjo divino, mesmo muitas vezes esse anjo lhe estressar ou ter lhe estressado...rsrs
Muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes ou até adultos reclamam de suas mães e evitam, ignoram, fogem, brigam e se incomodam com elas, visualizando somente o lado ruim e esquecendo o tanto de bom que fizeram desde que aquele ser veio ao mundo e só dão valor quando a perdem, ou melhor, só reconhecem quem era, quando já não a tem por perto.
Viver sem mãe
É muito complicado explicar como é viver sem uma mãe, somente quem passou pela mesma situação consegue entender como foi a vida sem um carinho de uma, aqueles momentos de atenção, conselhos, ensinamentos, brigas e diálogos, que nunca teve e nunca terá.
Na minha infância tive três pessoas essenciais na minha criação, ao qual se dividam na minha mente, a mãe dos meus irmãos, que eu chamava de mãe e que sentia um carinho de uma, a minha tia-avó que me criou e cuidou de mim com as necessidades básicas para viver e a filha dela que me passou conselhos, conhecimento e me ajudou nos momentos que precisava, sendo realista não necessariamente fizeram por que queriam mas sim por que eu não tinha ninguém, tenho muita gratidão e as amo, claro que não foi tão lindo como está escrito, pois não eram só elas, mas os momentos que foram bons eu guardo em meu coração.
Durante a minha infância era muito triste saber que não tinha uma mãe para ir nas reuniões de escola, lhe abraçar quando for dormir, lhe beijar, lhe mostrar como é um carinho e amor de mãe durante seus momentos tristezas, sofrimentos e choros. Na adolescência sentia essa falta e até hoje ainda sinto e imagino como seria se eu tivesse uma, talvez eu seria mais um ingrato igual vários que vejo por aí...
As vezes você deve se perguntar que bobeirada que esse cara está escrevendo, então vamos falar de um modo fácil de se entender...
Quando você nasceu teve todos carinho possível e atenção de sua mãe, quando brincava ela brincou contigo, caiu e machucou esteve contigo, dever de casa, ela ensinou, brigou com colega ela te aconselhou, arrumou namora(o) ela esteve ao seu lado mesmo que não goste, quando estava doente ela cuidou de você do jeito que pôde, quando conseguiu algo na vida ela esteve do seu lado te apoiando e feliz pela sua conquista, ela moldou você e fez você chegar onde chegou. Claro algumas fazem muito errado mimando demais e passando a mal demais na cabeça mas você é o que é por causa dela, de sua mãe.
Minha intenção não é dizer que fiquei mal por não ter uma mãe, mas sim mostrar como uma fez e faz muita falta, e fazer você leitor se conscientizar sobre o valor que você dá a sua, será que você a agradece por tudo, será que você a abraça, a beija, cuida dela e a ajuda, ou é somente um daqueles que dizem _Não faz mais do que sua obrigação, não pedi pra vir ao mundo... será que é mais um ingrato ?!
Não importa o que aconteça sua mãe sempre fará o possível para você, e muitas vezes você reclama e acha ruim pelo o que ela fez, pois você queria que fizesse melhor.. Outro dia conversando com minha irmã lembramos de quando a mãe dela (minha mãe de crianção) fazia angu doce pra gente comer com café, e perguntávamos pra ela de onde havia conseguido leite para fazer, ela dizia não fiz com leite, fiz com agua. Por incrível que pareça estava como se tivesse feito com leite, e é aí que falamos, ela fazia com tanto amor pra gente que ficava muito gostoso. O amor de uma mãe é assim e a gratidão de um filho respeitável e amável também é assim, ele não reclama pelo o que fez ele enxerga que foi feito com amor e carinho, não briga pelo o que não tem, agradece e valoriza o que foi feito pra ele, mas e você ? consegue enxergar as coisas desse modo ?
Bem, finalizando esse post para não ficar mais grande..rsrs apenas digo a você meu amigo leitor, ame sua mãe, não tenha vergonha dela, não ignore, não reclame, ao contrario, valorize-a, abrace, beije, ouça ela e mesmo não gostando veja que faz parte da preocupação dela por você. Não fique postando fotos de amor e carinhos e beijos falsos,sendo que no dia a dia você não está nem aí pra ela, pois um dia irá perdê-la e aí sim saberá a falta que lhe faz.
Já para os que perderam, lembrem-se que você teve o prazer de conhecê-la, abraçá-la e esteve com ela alguma vez, lembre-se dos momentos bons e felizes, e saiba que ela sempre estará ao seu lado e você sempre levará ela em seu coração.
Para aqueles como eu que nunca viu a mãe, nunca saberá como ela foi, como ela era, como seria sua voz, sua personalidade, seu jeito de ver o mundo e de ver você na vida dela, lembre-se que esse foi o destino seu, uma caminhada ao qual você foi escolhido para seguir, por motivos nada menos óbvio que ser quem você é, valorize aquelas pessoas que cuidou de você, e lembre-se que mesmo que sinta esse vazio que nunca será preenchido a vida continua seguindo e você pode ter sua família, ou se tornar aquilo que tanto sonha e seguir rumo ao mundo, mas acima de tudo você terá ela ao seu coração e tenha sempre fé.
Saiba que do outro lado dessas Paginas listradas estarei sempre desejando muito sucesso e felicidades, então seja feliz...
Tem algo em comum, escreva pra mim, compartilhe, comente o que pensa, o que sente e como vê a vida... Abraços
Comentários