top of page

Decepção

  • Foto do escritor: Júlio Oliveira
    Júlio Oliveira
  • 22 de jan. de 2019
  • 4 min de leitura

   Será que você foi decepcionado ou apenas colocou ilusões na sua mente e se auto decepcionou esperando demais das outras pessoas ?

Afinal a decepção vem das pessoas que mais gostamos.

ree

Infelizmente vivemos em um mundo onde as pessoas não se importam mais com as outras e nem sabem valorizar ou agradecer por tudo a sua volta. Pode ser algo muito difícil de acreditar mas sem perceber a vida acaba sendo movida através dos sonhos e das decepções, e é com eles que crescemos e ganhamos maturidade.


Ilusão

ree

    "Normalmente faço tudo que posso para o bem das pessoas e quando elas me ferem, me decepciono demais, mas a culpa não é delas e sim minha, por acreditar que havia um pouco de consideração naquelas míseras almas..."

     Seja em um relacionamento, na família, no trabalho ou com os amigos a decepção é certa, mas até quando somos decepcionados ou somos vitima de nossos próprios pensamentos?

    As vezes você se dedica demais a algo ou alguém e mesmo sem esperar nada em troca, apenas por desejo de ajudar mesmo, você acaba recebendo sim uma troca, e vem algo muito ruim, angustiante, triste, etc... Mas o que realmente acontece é que toda decepção vem por causa de uma ilusão, o fato de você ter os seus valores próprios não significa que as pessoas a sua volta também tenham essa mesma personalidade, você acaba colocando pensamentos, desejos e esperando sempre algo bom daqueles que você faz bem ou quer bem, e é aí que essa pessoa, quando age de forma particular para seus próprios desejos ou interesses lhe decepciona, afinal as coisas boas que são recebidas são raramente lembradas, valorizadas e bem vistas, o psicológico de uma pessoa foca mais nas lembranças e nos momentos ruins.

    Então antes de dizer que tal pessoa lhe decepcionou deve-se primeiro analisar o acontecido e as situações envolvidas para saber dizer o correto "eu me decepcionei".


Consideração

ree

     O que é raro, muito raro mesmo, é a consideração que um ser pode ter pelo outro, você acaba dedicando seu tempo, sua vida, deixando de lado interesses próprios e até valores, família, amigos etc, tudo para valorizar essa tal particularidade. Seja um emprego, um amor, uma amizade ou qualquer outra coisa que lhe faça bem, é possível perceber quanta dedicação é dada naquilo, mas nem sempre há a valorização e a consideração merecida.

     Podemos dizer que tudo isso é certo, mas também pode estar errado, até quando se deve valorizar o suficiente e dedicar o seu tempo ou a sua vida naquilo?

    Bem, lembro que dediquei muitos anos em um serviço ao qual não fui valorizado e no fim saí com uma mão na frente e outra atrás, foram 7 anos perdidos no tempo, sem seguro, sem pagamento, sem um simples obrigado cachorro... e mesmo assim ainda agradeci por tudo e deixei os rancores de lado. E é então que eu digo, você deve saber o quanto aquilo que está se dedicando também está lhe transmitindo algo de valor ou sentimental, todos nós sabemos quando algo já não serve mais ou quando já não há consideração pelo seus atos, pela sua competência ou pela seu sentimento. Podemos ver muita falta de consideração nos relacionamentos e nos empregos, normalmente os chefes e empreendedores não valorizam os seus empregados com o devido respeito e dedicação, o mesmo acontece com a família.


Acredito na mudança

   O mal das pessoas de baixa renda é acreditar na mudança, alguns continuam vivendo vidas miseráveis e infernais acreditando que tudo vai mudar, mas não coloca na cabeça que a mudança vem dele e não da pessoa que está do seu lado infernizando, e ao invés de ignorar, sair fora, e viver longe seguindo um rumo melhor para sua vida,prefere viver sofrendo achando que Deus vai mudar a pessoa que não quer ser mudada(livre arbítrio) neh..aff _ não tenho paciência pra isso.

    Digo que acreditar na mudança não é algo ruim, devemos sim acreditar que tudo irá melhorar, mas existem coisas que não dependem de nós, e quando já não podemos fazer nada, devemos seguir nosso rumo em busca do que tanto queremos, estar bem e feliz. A mudança de personalidade é certa para todos, podendo ser para melhor ou pior, e normalmente essa mudança surge através de uma dificuldade ou um sofrimento particular.

     Mas devemos perceber até quando acreditar na mudança ou ignorar a ilusão de que tudo ficará bem, e seguir os próprios passos para que as decepções não sejam maiores.


Compreensão

ree

    Você carrega consigo decepções que os outros causaram ou decepções que você causou a si próprio ?

 Normalmente quando somos magoados, ignorados ou sendo vítimas de atitudes egoístas e pessoais sofremos muito por tal atitude ter vindo de alguém querido, afinal se viesse de alguém que não gostamos não afetaria tanto, já que esperávamos tal comportamento.

   Por que é tal difícil compreender a decepção ?

   Porque nunca sabemos o que se passa na mente da outra pessoa. O correto é sempre fazer aquilo que queira de coração sem pensar que um dia irá receber algo em troca ou alguma consideração, é fazer por vontade própria. Infelizmente você será decepcionado de toda maneira em emprego, com amigos, com família e com os namoros, mas sua atitude diante do ocorrido que determinará seus valores.                 

   Analisando os fatos você irá perceber se foi decepcionado, caso ouviu promessas que não foram cumpridas, afinal, hoje é raro quem tem palavra e caráter para cumprir, ou se você que colocou coisas na cabeça e acabou se auto decepcionando.

  Em todas as situações o importante é lembrar de seus pontos fortes, lembrar de seus valores e suas qualidades, não esperar nada em troca, esquecer o mal que lhe foi feito, ignorar certas atitudes , perdoar sempre e seguir adiante. Busque o melhor pra você, e aceite novas opções e novas formas de ver a vida...

Abra sua mente!!!


Segue a coleção de Isabela Freitas para aqueles que buscam aprofundar-se...

ree

Lembre-se que estarei aqui nessas Páginas Listradas desejando tudo de bom em sua vida, não se deixe abater pela decepção, busque ser feliz... Abraços !!!!


1 Comment


Anderson M. Rocha
Anderson M. Rocha
Jan 22, 2019

Ah, a decepção! Sentimento magnífico que nos coloca no chão literalmente, e com os pés no chão no sentido figurado. Lendo seu texto me lembrei de Jesus, talvez o homem mais decepcionado de toda a história. Ou, talvez não né? Como Deus pode se decepcionar com aquilo que Ele já sabe?

Like

Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por PÁGINAS LISTRADAS . Orgulhosamente criado por JÚLIO OLIVEIRA

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page