top of page

Janeiro Branco- Cuidando da saúde mental

  • 9 de jan. de 2019
  • 5 min de leitura

    Estamos começando o ano, e é a partir da virada que começamos a pensar sobre uma nova vida, uma nova etapa e temos a esperança de uma vida melhor. Com vários planos e metas para serem concretizadas precisamos nos preparar e em primeiro lugar estar com a saúde em dia, e não devemos só nos preocupar com o físico, mas também com a saúde mental. Páginas listradas esse mês está repleta de luz e vestida de branco, vamos a luta! Janeiro branco- Cuidando da saúde mental.


Início

   Iniciado em 2014 pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, o mês de janeiro foi escolhido para movimentar uma campanha com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. Esse mês foi escolhido, pois representa um período de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

    É importante se conscientizar pois os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências, buscamos aparentar que estamos sempre bem e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza, incapacidade e falta de controle mental. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida, é ser feliz.

    Existem pessoas que fazem de tudo para mostrarem que estão bem e felizes, mas guardam dentro de si problemas emocionais terríveis que acabam se sufocando devido ao status que a sociedade impõe, e quando já não aguentam elas acabam se torturando e até se suicidando, e é quando todos comentam _Como aquela pessoa pôde se suicidar, ela era tão feliz e estava sempre de bem com a vida ?!!


Psicológico


   Nossa mente é uma ferramenta muito complexa e não se pode compreender o que passa nela quanto menos o que se passa na mente do outro, afinal cada ser humano tem dentro de si seus desejos, planos, metas e sua própria essência, daí surge o porquê de tanta gente que perde sua estabilidade emocional e seu racional. Podemos não ser capazes de compreender aos outros 100%, mas podemos ser capazes de nos compreender. Lendo vários livros de psicologia, autoajuda, reflexão, saúde e segurança, e espiritualidade aos poucos consegui compreender meus pensamentos e traumas e as mais simples e pequenas coisas imperceptíveis da vida que são muito significativas e transformadoras. Muitas vezes uma simples palavra pode destruir e desestruturar um psicológico de uma pessoa a deixando cheia de traumas, medos, rancores, síndromes, etc... Por isso é muito importante aprendermos a nos encontrar psicologicamente, aprendermos a nos entender e mudar nossos pensamentos e comportamentos que possam ser prejudiciais a saúde mental e física.


Mentalidade

   A população, principalmente os brasileiros carregam uma mente e um estado emocional muito infantil, não conseguem conversar e lidar como pessoas adultas, se desestruturam psicologicamente com muita facilidade e acabam fazendo e/ou tomando decisões sem pensar. Uma simples crítica bem educada e discreta é capaz de gerar brigas, encrencas, fofocas e muita, mas muita falta de sabedoria e compreensão, essa situação é muito vista dentro das organizações, e muitas vezes vêm dos próprios chefes de setor e líderes mal estruturados para as funções, com certeza assim como eu você presencia ou já presenciou esses fatos.#comente

   Convivendo com várias pessoas me sinto as vezes alienado, percebo palavras(gírias), assuntos, brincadeiras de mal gosto, e certos papos que não se encaixam a mim, sou completamente um peixe fora d'agua..rsrs para certas situações, claro de vez em quando é bom sorrir um pouco e descontrair, mas tudo exagerado não é bom e convenhamos, tem gente que não fala nada útil e não tem noção de suas palavras e idéias.

   A mente é outro ser dentro de nós, parece ter duas pessoas dentro de um corpo debatendo, discutindo e conversando, todos passam por momentos assim várias e várias vezes, porém em algumas pessoas são demais, e surge a SPA- síndrome do pensamento acelerado, que além da pessoa pensar demais ela começa a deixar de dominar sua mente e acaba sendo dominada pela mesma, a qual a faz tomar decisões prejudiciais e desestruturadas, podemos ver isso exposto em depressão, ansiedade, fobia, síndrome do pânico, entre outras doenças comuns nos dias atuais...


Doenças e ajuda

   Cada pessoa interpreta suas dificuldades e problemas de uma maneira intima, existem aquelas que tem tudo para ficar bem e ser felizes, mas não são, e aquelas que eram para ter desistido há muito tempo e se deixado consumir com doenças psicológicas e vícios mas não são dominadas, se tornam cada dia mais fortes. Tudo depende do psicológico de cada pessoa.

   Cientistas americanos fizeram testes, analises e exames e descobriram que a depressão é passada patologicamente pelo DNA, então se você tem pais que tem ou já tiveram depressão, há 50% de chances de você também ter , além de outras doenças também analisadas. Mas isso é variável podendo ser contornado devido aos desejos e comportamentos dos indivíduos, tudo está conectado ao psicológico de cada um, como irá interpretar e aceitar as situações da vida, e principalmente, como irá reagir para conseguir se superar.

    Uma certeza absoluta é que a mente deve ser ocupada, fazendo jus ao famoso ditado popular "mente vazia é oficina do diabo", afinal é importante manter o cérebro em sintonia com os desejos do coração. Simplesmente podemos perceber quando queremos muito alguma coisa e no fim não conseguimos, não importa o esforço que faça, uma situação desse tipo pode gerar certos traumas psicológicos dependendo de como será sua reação diante do desastre, tristeza, desmotivação... Infelizmente procurar ajuda psicológica ainda é uma visão preconceituosa, e muitas pessoas evitam e acabam sofrendo a vida toda, o correto é assumir que realmente não está bem e procurar ajuda e não ter vergonha de sua instabilidade emocional.


Saúde mental

ree

    Convido todos estarem a partir desse mês de janeiro fazerem uma reflexão sobre quem são e como está seu estado mental atual. Cuide de sua mente, afinal os transtornos mentais podem gerar doenças físicas e muitas podem destruir muito mais a sua esperança psicológica, lhe fazer perder a fé e a força de se reerguer. Não é vergonha dizer seu estado mental e seus traumas, vergonha é saber quais são seus problemas e traumas e não ter coragem de procurar ajuda especifica para se encontrar, se reerguer e ser feliz novamente.

    Muitas pessoas passam por traumas e problemas que não conseguem se sentir plenas novamente, podemos citar estresse pós traumático, vergonha, depressão, medo, perdas amorosas e familiares, traumas de infância, falta de expor seus pensamentos, amor, ideias, questões profissionais e pessoais,etc... Não leve uma vida incompleta, lembre-se que você precisa somente de você mesmo para se autoanalisar, se completar e encontrar sua felicidade , melhore sua mente, pense melhor, faça melhor, viva melhor. Busque se cuidar, mudar seus pensamentos e seu estado mental para melhor, busque ajuda.


     Não perca no próximo post dicas de como manter a mente limpa, de como se auto avaliar e controlar sua saúde mental. Vamos a luta, vamos começar do JANEIRO BRANCO e até o Dezembro vermelho melhorarmos a saúde mental, para a cada ano ser melhor.


Você gostou ?

Saiba que nessas Páginas Listradas estarei desejando muita felicidade, evolução e fortalecimento mental. Sejam plenos, saudáveis e felizes... Abraços !


Curta, comente e compartilhe...



Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por PÁGINAS LISTRADAS . Orgulhosamente criado por JÚLIO OLIVEIRA

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page