top of page

Maio amarelo- conscientização no trânsito

  • Foto do escritor: Júlio Oliveira
    Júlio Oliveira
  • 12 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura

     Infelizmente no trânsito devemos ficar atento não só por nós, mas também pelos outros que não seguem as normas e regras, fugindo dos limites que a lei impõe. Bem, o mês de maio dedicamos ao movimento de conscientização no trânsito, algo muito importante devido ao grande numero de acidentes no mundo todo.

ree

O que motiva esse movimento

    A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

    Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.


Conscientização

    O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, para isso conscientizar a população é muito importante.

    Não é de hoje que os questionamentos sobre como ser um cidadão consciente são cada vez mais constantes e necessários. Em todos os aspectos da vida em sociedade, existem normas que, mais do que limitar as atitudes dos cidadãos, servem para que todos os direitos das pessoas sejam respeitados. Porém, há um ponto que apresenta inúmeros problemas devido à falta de conscientização da população que é o trânsito.

    Quando a pessoa passa pelo processo de habilitação, seja pela primeira vez, seja por outros motivos, ela é submetida a aulas teóricas que têm o objetivo de discorrer sobre as leis de trânsito e, mais do que isso, sobre atitudes que devem ser tomadas ao estar no controle de uma moto ou carro. Esse é o momento em que a pessoa precisa atentar para as regras para que possa estar preparada para entrar no trânsito como condutor.

Sendo assim, o indivíduo precisa entender quais as atitudes que ele deverá tomar quando estiver no controle de um veículo para que não ocorram acidentes no trânsito.

   Diversas campanhas de conscientização acontecem por todo o Brasil ao longo dos anos. A intenção é sempre a de tentar convencer os cidadãos de que é preciso ser responsável no trânsito para que acidentes desse tipo aconteçam menos frequentemente nas estradas e nas ruas das cidades. Obviamente, essas campanhas não objetivam conscientizar a população instantaneamente, mas sim fazer com que a realidade se transforme a médio e longo prazos. Igual aconteceu com o proibido fumar, lembra que você entrava nos locais fechados e havia uma placa com essa informação pelo fato do local ser fechado, esse modo de conscientização funcionou a longo prazo, aos poucos os cidadãos fumantes conscientizaram a proibição de fumar em locais fechado, hoje não é necessário mais as placas, pois todos sabem que isso é errado.

  A campanha de conscientização elabora, ainda, uma lista com várias atitudes necessárias para a segurança no trânsito. Tais atitudes são simples e não causam quaisquer dúvidas quanto à sua realização. Uma delas, por exemplo, é a orientação para parar no sinal vermelho. Outras, com o mesmo grau de complexidade, são sinalizar antes de realizar qualquer manobra, não usar celular ao dirigir, dar a preferência para ambulâncias e outros veículos de emergência e, ainda, parar a cada 4 horas em casos de viagens longas. Outras recomendações, como ligar o pisca alerta e usar o triângulo em caso de parada causada por problemas no veículo, deixar a distância de 5 metros das esquinas ao estacionar, manter distância segura de outros veículos, usar farol baixo em dias chuvosos ou de neblina, também são feitas. Por fim, mas não menos importante, outras sugestões essenciais são não consumir estimulantes ou energéticos se for dirigir e, a recomendação mais feita em todos os lugares, se for dirigir, não beber. Neste caso, é importante ficar, pelo menos, 8 horas sem assumir o volante.

   Como se pode perceber, existem várias práticas para colaborar com um trânsito melhor. Muitas delas são atitudes básicas de segurança e apreço ao próximo. Basta ter consciência de que tomar medidas de precaução contribui para a manutenção da paz e da segurança em um espaço utilizado por todos os cidadãos que, como tais, devem exercer a cidadania em todas as atividades do seu dia a dia, em prol de uma vida com mais respeito e tranquilidade.

E você obedece as regras do trânsito e é um motorista consciente ?

Faça como essas páginas listradas e divulgue essa campanha para todos a sua volta e vamos minimizar os acidentes de trânsito. Viva feliz, viva com segurança, com saúde e siga as leis. abraços !



Bình luận


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 por PÁGINAS LISTRADAS . Orgulhosamente criado por JÚLIO OLIVEIRA

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page