Março Amarelo / Azul-marinho
- Júlio Oliveira
- 12 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
O mês de março está dividido entre duas campanhas, março amarelo em conscientização da endometriose e março azul-marinho ou azul escuro em conscientização e prevenção do câncer colorretal. Então vamos falar um pouco dessas campanhas.

Conscientização e prevenção da endometriose
Endometriose é uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino.O endométrio é o tecido que reveste o útero preparando-o para o embrião. Geralmente, quando a fecundação não ocorre, placas de tecido endometrial são eliminadas na menstruação. Pode acontecer de essas placas se instalarem fora do útero e migrarem, através da corrente sanguínea, para outros órgãos como ovários, intestino, bexiga e vagina, caracterizando a endometriose. A doença afeta milhões de brasileiras em idade reprodutiva e as causas ainda não foram totalmente esclarecidas pela medicina, mas podem envolver estresse, ansiedade, fatores genéticos, alterações imunológicas, endometriais e até ambientais. O risco pode ser maior entre mulheres que tiveram o primeiro filho após os 30 anos de idade.
Sintomas
A endometriose pode causar dor na região pélvica, dor durante a relação sexual, dificuldade para engravidar e, em alguns casos, infertilidade. Mulheres com endometriose grave, muitas vezes, são assintomáticas, enquanto outras no estágio inicial da doença, sentem dor que pode se tornar incapacitante. Geralmente, a dor associada à endometriose no período menstrual só aparece alguns anos após o aparecimento da doença. Também podem ocorrer disfunções intestinais durante a menstruação como, por exemplo, diarreia ou dor ao evacuar.
O médico pode suspeitar de endometriose quando a mulher apresentar os sintomas típicos da doença. Muitas vezes, a doença não é percebida no exame físico, porém a mulher pode sentir dor durante o exame. Na maioria dos casos, o tratamento recomendado é medicamentoso, para promover a melhora dos sintomas e impedir o avanço da doença. A cirurgia para retirada das placas é recomendada em alguns casos.
Lembre-se procure sempre o médico, em suspeitas da doença faça os exames e esteja sempre cuidando e passando a informação para a conscientização da população.

Prevenção e conscientização do câncer colorretal
O câncer colorretal é um tipo de tumor que desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. É o terceiro tipo de câncer mais frequente tanto em homens como em mulheres. Os sintomas costumam surgir em estágios avançados da doença, por isso, a detecção precoce nem sempre é possível.
Dentre as suas possíveis causas, especula-se que dietas ricas em bebidas alcoólicas, carne vermelhas, embutidos e carnes processadas aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer colorretal. Esse risco maior também é presente em pacientes obesos ou acima do peso.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais evidentes de câncer colorretal normalmente aparecem em estágios avançados. Portanto, fique atento a qualquer um desses sintomas e, caso os tenha, procure um médico:
Sangramento pelo ânus; Constipação ou diarreia sem explicação; Presença de pólipos no intestino; Anemia; Fraqueza; Cólica abdominal; Emagrecimento; Sensação de evacuação incompleta.
Prevenção
Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar o surgimento de câncer colorretal. São eles:
Pratique exercícios físicos: A prática regular de atividade física melhora o corpo como um todo, proporcionando uma melhora significativa da imunidade. Além disso, a atividade física ajuda a regular os movimentos intestinais, o que previne o câncer.
Não fume: O cigarro possui mais de 400 substâncias cancerígenas e seu uso está associado a diversos tipos de câncer, dentre eles o câncer colorretal.
Evite beber: O consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de desenvolvimento de câncer colorretal.
Evite carnes processadas: Carnes processadas, especialmente aquelas que passaram pelo processo de defumação, como o presunto e a mortadela, foram listadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como cancerígenas. Dentre os tipos de câncer que podem causar, está o câncer colorretal.
Tenha uma alimentação saudável: A alimentação saudável inclui a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas, grãos e sementes. Isso garante um padrão de alimentação rico em fibras, que, além de promover o bom funcionamento do intestino, ainda ajuda no controle de peso corporal.
Nesse post você pôde compreender o quanto é importante cuidar da saúde, então em qualquer duvidas ou sintomas procure seu médico o quanto antes, prevenir é remediar é dar mais uma chance a sí mesmo.
Lembre-se que por trás dessas PÁGINAS LISTRADAS estarei sempre torcendo pela sua felicidade e lhe desejando muita saúde para poder viver todos os sonhos que deseja. abçs
留言