Uma mente suícida
- Júlio Oliveira
- 9 de fev. de 2020
- 8 min de leitura
Como é a mente de um suícida ? Por que pensar em morrer? Por que tentar dar um fim na própria vida? Quais os sentimentos envolvidos no ato de querer se autodestruir?
Nesse post irei escrever sobre todos esses pensamentos e atitudes que sempre tive e também irei falar de alguns conhecimentos estudados sobre o assunto ao qual tentei e tento me ajudar até hoje e espero que possa ajudar a quem necessite. Vamos lá !

Sentimentos
Por incrível que pareça, ou não, nossos sentimentos e emoções descontrolados que nos fazem questionar a vida e desistir dela. Em muitos casos suícidas, o descontrole emocional surge a partir de algum trauma, medo, angustia, tristeza ou sofrimento. Psicólogos afirmam que dentre dezenas de emoções as 7 principais(surpresa, tristeza, raiva, medo, alegria, nojo e desprezo), são geradoras dos variados sentimentos existentes que intensifica de acordo com os atos relacionados no dia a dia, dependendo do estado em que estamos e da atitude de terceiros sobre nós, bem como nossa atitude sobre as situações vivenciadas. Daí se percebe a diferença de humor e personalidade dos individuos.
Dizer que uma pessoa é 100% controlada por suas emoções ou que consegue mantê-las em estado contínuo de perfeição e equilibrio, é estremamente mitológico. Somos feitos de matéria viva, cheia de parasitas, microorganismos, quimica, orgãos, etc, ou seja, necessitamos de nutrientes capazes de satisfazer emoções ou manter hormônios que afetam nossa camada corpórea podendo deixar em desequilíbrio o estado emocional, ao mesmo tempo convivendo com outras pessoas que não se encaixam no mesmo caráter ou moral, gerando também descontroles emocionais pela falta de empatia ou afinidade. Em termos gerais, é algo tão complexo que necessita de tempo, paciência e muita capacidade de absorção de conhecimento para se autoavaliar e perceber o quanto você pode ser causador de desequilibrio emocional tanto em si quanto nos outros. Mas afinal Julio, o que você quer dizer com isso? que eu sou culpado pelas emoções que causo nas pessoas devido a minha personalidade? _Em termos especificos, sim e não. Tudo depende do que foi transmitido, como foi transmitido e o estado emocional do receptor. Claro que somos seres ainda nada evoluidos e totalmente a coisa mais ignorante que existe no universo, então não significa que somos perfeitos, a verdade é que estamos longe de sermos seres completamente certos(por isso ao inves de cuidar do nosso planeta e das pessoas que habitam aqui, estamos gastando bilhões procurando outro planeta para viver - sim, essa é a "burrice" humana). E esse é o motivo pelo qual estamos aqui, buscarmos a melhoria a cada dia( pelo menos alguns poucos pensam assim, neh..rsrs).
Atitudes autodestrutivas
Quando o acúmulo de sentimentos inferiores se estabelece no subconsciente de uma pessoa, o sofrimento interno é transmitido em atitudes autodestrutivas, algumas parecem ser normais, mas não são. Como por exemplo o cigarro, drogas, bebidas e até coisas que parecem ser simples, como comer exageradamente, dormir demais, se inferiorizar, se cobrar demais, querer ser perfeito, se calar, ou até falar demais, etc. Como falei é algo tão complexo que muitas vezes você nem percebe que tem alguma atitude de autodestrição, que pode também por consequência destruir outros a sua volta ou gerar neles a autodestruíção, se torno um ciclo doentia, uma pessoa tóxica.
Em casos emocionais mais graves a pessoa começa a se automutilar, em desespero e muitas vezes sem ter consciência de sua atitude ela se fere de variadas formas, e é aí que vem a ignorância humana e falta de empatia pelo próximo, as pessoas que dizem que isso é uma bobeirada, idiotice, ou falta do que fazer. Pessoas que no fundo não tem amor pelo próximo, a ponto de mesmo não aceitando tal situação, deveria ao menos nao julgar e não apontar dedos, e muitas vezes essas pessoas também têm atitudes destrutivas em si ou é causadora em outras e nem percebe.
As atitudes autodestrutivas são as emoções inferiores, conscientes ou subconscientes, encontrando uma forma de sair de nossa mente, de se expor. Você já parou pra analisar quais atitudes assim você tem? Escrevendo esse post até fiquei surpreso pensando nas minhas atitudes expostas e que são reflexões de meus medos e tristezas..rsrs _Pense nisso?!
O sofrimento e o suicidio
Existem pessoas que não se encaixam no mundo devido a sua forma de pensar e agir, pessoas que não se encontram bem em nenhum lugar, que sente a falta de algo que não sabem explicar, simplesmente que não se sente bem nesse planeta ( esse sou eu..kkk). Algumas pessoas tentam se encontrar e muitas vezes se perdem num desespero emocional que chegam a encontrar refúgio e alívio se mantendo fora de si, viciados em drogas ou depressivos, são um exemplo. Porém outras pessoas acabam não encontrando mais sentido nenhum na vida, que tomam a decisão de se suicidar, essas já passaram por situações ao qual não viram mais sentido na existência, não conseguem mais acreditar na fé, no amor, na melhora ou nas pessoas a sua volta. Infelizmente, ou para eles felizmente, tomam a decisão de dar um fim em tudo. Quando digo felizmente significa que muitas vezes eles não tomam a atitude de forma triste ou desesperada e sim porque cansaram de tudo e se sentem bem e felizes ao dar um fim na própria vida (sei disso porque das 5 vezes que tentei me suícidar, algumas eu estava em estado de felicidade por estar partindo desse mundo e ja conversei com pessoas que pensaram e fizeram o mesmo).
Podemos dizer que na maior parte dos casos de suícidio o sofrimento é o maior motivador. Devido as situações da vida, como um fim de relacionamento, a perda de um familiar, um amor, ou pelo estado que se encontra na vida, o sofrimento começa a se tornar tão grande e enorme que para dar um fim àquela dor no peito que não passa, àquelas lágrimas que nuncam secam, as noites sem dormirn e a falta de um abraço de acolhimento e empatia pela sua dor, a pessoa toma a atitude mais trágica para acabar de vez com o peso da alma e do coração, o suícidio. Em outros casos é um descontrole emocional e falta de sabedoria e aceitação do ocorrido, ou também a falta de um acolhimento, a falta de um conselho, de um amigo ou de saber que tem alguém ao seu lado.
Mente suícida
Como falei anteriormente nunca me senti bem em viver, talvez seja a vida que sempre foi muito difícil e cansativa, exaustiva e sem felicidade, ou talvez porque nunca tive alguém comigo, um amor, uma família, ou algo do tipo. Só posso afirmar, que aos poucos fui sendo esgotado, tendo minha energia e alegria sugada, pelas pessoas a volta, os parentes inferiores, ignorantes, ingratos e que so souberam se aproximar quando precisavam de algo ou para desfazer, julgar e humilhar, ou aos relacionamentos ingratos que so pensaram em si próprio aproveitando de minha boa vontade em amar, ajudar e ser companheiro, ou aos amigos que só puderam julgar ou aproximar-se somente quando precisavam de conselhos ou de algo, e se distanciaram por já se sentirem bem e felizes. Não é uma questão de me expor ou que o leitor tenha dó de mim,(até porque tenho uma personalidade tão forte que ninguém imagina isso) pois o que estou falando aqui somente 3 pessoas sabem, mas pensar na morte e querer ela, sempre foi meu desejo e minha intenção desde a infância, e só depois de adulto tive a coragem, algumas vezes por tristeza, por solidão, por falta de forças para enfrentar o mundo ficando dentro de casa em estado depressivo de autodestruição, sem ter o que comer, caído em lágrimas. Porém algumas vezes por perceber que a vida não faz sentido, que só há tristezas, rancor, ódio e pessoas tantando sempre prejudicar os outros ao redor. As vezes por realmente ter tanta fé que do outro lado encontrarei pessoas que realmente gostavam de mim de verdade, ou por começar a refletir sobre toda vida e perceber que sempre fui legal e bom, mesmo todos dizendo que sou ruim e difícil, e depois de muitos anos percebendo que ajudei demais e fiz demais pelos outros a ponto de hoje estar prejudicado. ou simplesmente o fato de ser um fracasso profissional, sem casa, emprego, família, saúde e forças. "São assim os pensamentos suícidas".
As vezes o dia está lindo, e lá estou eu no alto de uma montanha vendo aquela linda imagem, e a primeira coisa que vem a mente, _nossa! hoje seria um dia lindo para morrer, principamente se fosse aqui nesse lugar. Os pensamentos e desejos em dar um fim na vida as vezes são tranquilos, independentemente do momento ou da situação. Mas quais os porquês de pensar assim, Julio?
Bem, simplesmente porque a vida não faz sentido, e dizer que é só encontrar um sentido, não faz sentido nenhum, porque de todo jeito tudo irá se acabar e pra quê perder tanto tempo de existência num mundo tão cruel, quando você não tem medo do que possa estar do outro lado desse véu obscuro. Se o próprio planeta nada mais é do que um grao de areia diante de uma praia da existência espiritual, infinita.
Aprendendo a lidar com a mente suícida
Para você leitor que se familiarizou com algo nesse post e tem esses pensamentos, desejos e/ou planos suícidas ou autodestrutivos dou minha opnião.
Primeiramente busque ajuda profissional, afinal somente um profissional poderá realmente lhe ajudar, mas se você não tem condição para isso, procure na internet, tem sempre videos no youtube ou sites que poderam lhe ajudar, um amigo verdadeiro e que você confio e que irá lhe ajudar também é bom(algo raro). Mantenha sempre o foco em suas emoções e tente equilibrar seus sentimentos para que eles não lhe torturem, saiba quem você é e se valorize. É importante perceber o quanto você pode passar por essa vida sem se prejudicar e buscar seus objetivos, tenha sonhos, planos, metas. Caso você não consiga mais ter sonhos e planos, dê uma volta, procure algo que lhe interessa que lhe faça feliz. Em situações de relacionamentos lembre-se no seu amor próprio, saiba se amar em primeiro lugar e não depender do amor do outro para ser feliz(leia o livro "Não se apega não- Isabela freitas") . Sobre as perdas de pessoas amadas, lembre-se que por pior que possa ser a passagem de um ser vivo daqui para o outro plano, aquela situação ao qual ele se desprendeu desse plano, mesmo trágica, na verdade foi a forma pelo qual ele deveria ir, afinal todos nós iremos algum dia, e nunca da forma que queremos ou que os outros querem, afinal o amor permanecerá, somente devemos aprender a lidar com o sofrimento e o desapego (leia meu post "A Morte"). Para você que não se encaixa no mundo, saiba que realmente você não deve se encaixar, provavelmente é uma alma evoluída e que só está aqui para cumprir uma missão que muitas vezes nem você sabe, encontre seu modo de viver, seja ele como for, apenas busque se sentir bem mesmo que talvez não encontre a felicidade que espera, apenas mantenha-se firme em se amar. Seja feliz como você é, como o que tem, e não ligue pelo o que os outros pensam, pois se pensam algo inferior sobre você é por que no fundo eles não merecem você por perto. Em alguns casos dar um "chute no balde" e viajar, mudar, sumir e ir para bem distante de tudo que não lhe não lhe faz bem, pode ser uma mudança inacreditável em sua vida _Pense nisso, ok?!
Espero que tenham gostado desse post e que possa lhe transmitir sabedoria e conhecimentos para o seu bem. Em outros posts dessas Páginas Listradas, você poderá encontrar indicações de livros bons que tenho certeza que irá lhe ajudar...Dê uma olhada..
Abraços !!!
Comments